5 dúvidas mais frequentes ao comprar um imóvel

Quem não sonha com a casa própria? Comprar um imóvel é um momento da vida que muitos esperam ansiosos. Poder ter um lugar para chamar de seu, sem depender de aluguel, é um sonho de muitos brasileiros.

Só que quando finalmente surge a chance de comprar um imóvel é que começam a aparecer novas dúvidas. Nós entendemos, afinal, é um investimento alto e tem várias burocracias para lidar. É normal ficar confuso e até com medo de seguir adiante.

Mas não se preocupe que estamos aqui para ajudar. Separamos as 5 dúvidas mais frequentes ao comprar um imóvel e vamos respondê-las uma a uma para você ficar tranquilo. Confira!

1. Que cuidados preciso ter ao comprar um imóvel?
Comprar um imóvel é um investimento de longo prazo, então nunca é demais ter cuidado na hora de escolher. Se for um imóvel novo, pesquise sobre a construtora para saber se ela é confiável e de qualidade. Olhe construções anteriores se possível.

Se for um imóvel antigo, pergunte sobre o estado de conservação da estrutura e sobre reformas feitas. Se for um condomínio, converse com porteiro e vizinhos para saber a opinião deles. Não esqueça de verificar se a vizinhança é segura e também pergunte ao vendedor sobre as taxas da documentação.

2. Qual é o melhor momento de comprar um imóvel?
Toda hora surgem conversas sobre o momento certo de comprar um imóvel que mais confundem do que ajudam. Enquanto a economia pode influenciar, a questão principal é quando é o melhor momento para você. Considere o seguinte:

  • Você está em um emprego estável?
  • A família está crescendo e quer um lugar melhor?
  • Conseguiu juntar dinheiro para usar de entrada?
  • Está gastando mais com aluguel do que gastaria no financiamento?
  • Se respondeu sim para essas perguntas, pode seguir em frente que é hora de comprar um imóvel.

3. Quando eu sei que um imóvel é um bom negócio?
O melhor imóvel nem sempre é o mais barato. Claro, caber no bolso é importante, mas lembre-se que é um investimento. A sua casa precisa atender às suas necessidades.

O imóvel tem o tamanho certo para a sua família? Fica em um bairro bom, perto da escola dos filhos ou tem várias opções de transporte público? Às vezes nós precisamos fazer um sacrifício ou outro e não dá para ter a casa dos sonhos de cara. Mas você tem que gostar minimamente do seu lar para valer a pena.

4. Quais são as formas de pagamento?
É muito comum decidir comprar um imóvel mas não saber que forma de pagamento usar. O pagamento à vista é sempre o melhor, mas são poucas pessoas que têm essa possibilidade.

Por isso, o principal método costuma ser o financiamento ou consórcio imobiliário. Nesses casos é importante verificar as taxas e o valor das prestações. Além disso, é bom ter alguma quantia para dar de entrada, você pode até usar o FGTS para isso.

5. Eu posso fazer o processo de compra sozinho?
É possível sim fazer todo o processo de negociação e compra de uma casa por conta própria. Mas não é o ideal. São muitos documentos e etapas que precisam ser feitas para conseguir comprar um imóvel, principalmente com financiamento.

Por isso, o recomendado é contar com uma consultoria imobiliária. Ter um consultor ao seu lado ajuda você a comprar um imóvel sem problemas ou prejuízos. Assim você tem a segurança de que terá a sua casa dos sonhos sem dores de cabeça.

Está interessado em comprar um imóvel? Entre em contato com um de nossos consultores e dê o primeiro passo para a conquista do seu primeiro imóvel!

Comentários