Saiba como o sonho do primeiro imóvel pode se tornar realidade

Conseguir alcançar o sonho do primeiro imóvel é um marco para qualquer um. É uma conquista tanto para o lado pessoal quanto para o profissional. Afinal, é preciso de muito investimento e planejamento para chegar lá. Por isso mesmo, ser capaz de comprar um imóvel parece um sonho distante para muitos. Só que não é tão impossível assim e ele pode se tornar realidade.

Não dá para negar, realizar o sonho do primeiro imóvel não é trivial, mas também não é nada de outro mundo. Com planejamento e disciplina, você também pode tornar esse desejo em realidade. Quer saber como? Confira nossas dicas para ajudar você a se preparar para tirar o sonho do primeiro imóvel do papel.

Prepare um orçamento para o sonho do primeiro imóvel
O primeiro passo para a busca pelo sonho do primeiro imóvel é se preparar financeiramente. Para começar, o ideal é que você tenha uma renda mensal estável. Como juntar dinheiro para comprar um imóvel a vista é demorado, a melhor opção é partir para um financiamento. Por causa disso, você vai precisar separar uma parte do que você ganha todo mês para pagar as parcelas.

Assim, você precisa calcular o orçamento com base no quanto por mês você pode usar para isso. Sem esquecer, claro, de deixar uma reserva para emergências. Se possível, tente cortar despesas desnecessárias e quitar faturas em aberto para não ter mais nenhuma pendência.

Mesmo se não tiver uma renda muito alta, você também pode realizar o sonho do primeiro imóvel. Basta organizar as suas finanças e procurar financiamentos que caibam no bolso. O Programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, dá oportunidades de financiamento com taxas reduzidas para mais brasileiros conseguirem a casa própria.

Saiba o que você quer para o sonho do primeiro imóvel
Agora que sabe quanto pode gastar, é hora de pensar o que você quer para seu sonho do primeiro imóvel. Casa, prédio ou condomínio? Muitos quartos para todos os filhos ou uma casa menor só para você? Vizinhança sossegada ou cheia de atividades? Perto do transporte público ou com espaço de garagem?

Pense em como a sua casa dos sonhos se parece e o que ela precisa ter para dar o conforto que você quer. Nem sempre conseguimos achar o imóvel perfeito e deixar um ou outro item de lado faz parte. Mas você precisa considerar as suas necessidades para achar um imóvel que deixe você feliz.

Procure imóveis que caibam no seu bolso
Com o orçamento feito e uma base do que quer, agora você pode começar a procura por imóveis. Essa parte pode desanimar já que os preços de imóveis variam muito e podem ser muitos altos. Mas a verdade é que dá para achar um que cabe dentro do seu orçamento se procurar bem.

Para isso a dica é estar aberto para outras opções. Cogite procurar um imóvel em um bairro diferente do que mora hoje ou do que estava buscando antes. Se puder esperar, comprar um imóvel na planta é uma ótima alternativa.

Caso não saiba como começar ou por onde procurar, você pode pedir ajuda de profissionais da área. Uma consultoria imobiliária pode orientar você sobre as melhores opções de financiamento e de imóvel para o seu bolso. Assim, o sonho do primeiro imóvel fica mais perto de se tornar realidade.

Comentários